Assine a Newsletter

Redes Sociais e a Vida Cristã: Dicas para Jovens

Em um mundo cada vez mais interconectado, as redes sociais se tornaram parte integral do cotidiano, influenciando não apenas nossas interações sociais, mas também a forma como praticamos nossa fé. Para os cristãos, essa nova realidade apresenta tanto oportunidades quanto desafios. Por um lado, as plataformas digitais oferecem meios inovadores de compartilhar a mensagem do Evangelho e construir comunidades de fé além das barreiras geográficas. Por outro lado, o uso indiscriminado dessas ferramentas pode levar à distração, superficialidade e até mesmo a comportamentos que conflitam com os valores cristãos. Portanto, é essencial refletir sobre como navegar nesse espaço digital de maneira que fortaleça a vida espiritual e promova os princípios cristãos, vigiando para não cair no fascínio ilusório, num deslumbramento falso oferecido de forma sutil primeiramente aos nossos olhos e logo ao coração.

Um dos temas mais discutidos em relação às redes sociais é a aparência. Em um mundo artificial, onde muitos valores já se perderam, a vida de aparência tem ocupado as plataformas. Pessoas, especialmente adolescentes e jovens, fazem loucuras para demonstrar uma vida “perfeita” em busca de likes e aceitação. O mundo digital criou um certo “padrão” de vida maravilhosa, e muitos acreditam que isso é real, possível e necessário para alcançar suas metas e sonhos.

Algo parecido aconteceu há alguns milênios atrás. Em 1 Samuel, podemos meditar em como Deus escolheu um novo rei para Israel. Deus deu uma ordem ao profeta Samuel para que fosse até a casa de Jessé e ungisse um de seus filhos como rei, pois Deus havia rejeitado Saul. Samuel, obedecendo às ordens de Deus, foi até a casa de Jessé sem saber quem era o escolhido. Quando viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, impressionado por sua aparência e estatura, pensou: “CERTAMENTE é o ungido”. Mas o Senhor o repreendeu, dizendo:

“Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o SENHOR não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o SENHOR vê o coração.” (1 Samuel 16:7)

E não é o mesmo que muitos adolescentes e jovens, ao se deslumbrarem com o que veem nas redes sociais, pensam e dizem em seus corações: “CERTAMENTE, esta é a vida que eu gostaria de ter, CERTAMENTE, assim eu gostaria de ser!” Como Samuel, olham a aparência e se esquecem da essência. No afã de querer ser algo diferente para serem aceitos, constroem e destroem suas vidas com base em mentiras ilusórias.

Na internet, tudo parece perfeito e maravilhoso aos olhos, mas nem tudo é o que parece ser. Muitos jovens se deixam influenciar pelas vidas “perfeitas” que as pessoas postam e acabam se distraindo, perdendo o foco das coisas realmente importantes. Lembre-se, a vida perfeita postada nas redes é uma ilusão. É apenas aquilo que as pessoas querem mostrar, o que lhes convém, mas isso não significa que seja real.

O que é verdadeiramente real para minha e para sua vida, jovem, é aquilo projetado na SOBERANA REDE DAS REDES: a MENTE DE DEUS. Ele sabe quem você é na essência, vê seu coração e sabe o que é melhor para você. Ele não dita regras, modas e padrões inalcançáveis para ter uma vida perfeita; ao contrário, Ele te dá vida.

Perguntas Reflexivas:

      1. Como você pode usar as redes sociais de uma maneira que reflita seus valores cristãos e fortaleça sua fé?
      2. De que maneira a comparação com vidas “perfeitas” nas redes sociais afeta sua autoestima e percepção de si mesmo?
      3. Como você pode discernir o que é real e o que é ilusão no mundo digital?
      4. O que significa para você ser visto e conhecido por Deus na sua essência?
      5. Como a história de Samuel e Eliabe pode te ajudar a valorizar mais o coração do que a aparência?

    Essas reflexões podem nos ajudar a navegar pelo mundo digital de forma mais sábia e edificante, promovendo uma vida que honra a Deus em todas as áreas, inclusive online.

    1 comentário em “Redes Sociais e a Vida Cristã: Dicas para Jovens”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Gostou deste post?

    Inscreva-se aqui e receba as mensagens em seu e-mail

    Compartilhe

    plugins premium WordPress
    Rolar para cima