Assine a Newsletter

Como Lidar com Dúvidas de Fé na Juventude

Lidar com dúvidas relacionadas à fé faz parte da nossa jornada espiritual. Deus, em sua maravilhosa graça, nos ensina por meio de Sua Palavra a combater essas dúvidas e a não permitir que elas abalem nossa crença na fé salvadora que recebemos dEle.

Nas cartas pastorais de Paulo a Timóteo, encontramos ensinamentos gloriosos sobre como manter a fé diante de dúvidas, oposições e falsos ensinamentos. A fé que temos que guardar e manter não vem de nós mesmos, mas é um dom de Deus. Recebemos dEle a fé para crer em Seu Filho, na obra de Cristo e este crucificado para sermos salvos.

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé.” – 1 Timóteo 1:1

Timóteo foi mais que um discípulo para Paulo; ele era um amigo e um verdadeiro filho na fé. Desde jovem, Timóteo foi escolhido por Deus para conhecer a verdade, ensinamento que recebeu de sua avó Loide e sua mãe Eunice. Timóteo estava servindo em Éfeso, continuando o trabalho iniciado por Paulo. Embora a igreja em Éfeso fosse madura, alguns líderes estavam sendo influenciados por falsos ensinamentos e se desviando da verdade bíblica de Deus.

Combate aos Falsos Ensinamentos

Os líderes em Éfeso estavam tentando persuadir Timóteo de que a fé não consistia apenas em Cristo, mas também em seguir as obras da lei de Moisés para ser salvo. Isso era o oposto à verdade do evangelho que Timóteo havia recebido e estava pregando: a salvação é exclusivamente pela graça de Deus, por meio de Cristo, sem nenhuma contribuição humana.

Paulo, inspirado por Deus, exorta Timóteo a evitar esses enganos e a não seguir o caminho desses líderes. Ele expressa sua preocupação pelo fato de Timóteo ser jovem e não se deixar envolver em conversas vãs promovidas por esses líderes mais velhos. Paulo instrui Timóteo a não permitir que ninguém o despreze por sua juventude, mas, ao contrário, à se dedicar ao ensino do verdadeiro evangelho.

“E você, Timóteo, guarde o que lhe foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições daquilo que falsamente chamam de ‘conhecimento’, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé.” – 1 Timóteo 6:20-21

Instrução e Advertência

Paulo é enfático em sua advertência de que o falso ensino gera discussões e debates infrutíferos, desviando a atenção do que é realmente essencial. Ele instrui Timóteo a não se envolver nesses falatórios inúteis. Paulo ainda alerta que alguns, professando esses falsos conhecimentos, acabaram se desviando da verdadeira fé em Cristo.

O principal propósito de Paulo sempre foi lembrar Timóteo de sua identidade e da fé genuína que ele recebeu desde jovem, transmitida por sua avó. Paulo desejava fortalecer a convicção de Timóteo na fé em Cristo, na qual ele havia depositado sua confiança e a quem ele servia.

“Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” – 2 Timóteo 3:14-15

Enfrentando Dúvidas na Juventude

Muitos jovens hoje enfrentam dúvidas sobre a fé que professam. Ao ouvirem outras doutrinas, começam a questionar se realmente são salvos pela graça e se é necessário praticar boas obras para obter a salvação. Esses e outros ensinamentos falsos podem levar os jovens ao erro. Diversas filosofias confundem os jovens ao sugerir que todos os caminhos levam a Deus, induzindo-os ao desvio e à dúvida em relação à verdadeira fé em Cristo.

Na época de Timóteo, o falso ensinamento era crer em Cristo e praticar as obras da lei de Moisés para ser salvo. A lei de Deus serve para nos conduzir ao arrependimento e mostrar o quanto somos pecadores e incapazes de cumprir; apenas Cristo cumpriu perfeitamente toda a lei de Deus. Hoje em dia, há o mesmo falso ensinamento que mistura crer em Cristo com a ideia de que nossas boas obras contribuem para nossa salvação.

Guardando a Fé

Os ensinamentos e exortações de Paulo para Timóteo são preciosos para nós, jovens de hoje. Eles nos mostram como enfrentar as dúvidas que surgem para contrariar a fé que recebemos e como devemos nos apegar com firmeza à revelação da Palavra de Deus, evitando nos desviar para outros ensinos contrários às Escrituras.

Guardar a fé verdadeiramente significa não duvidar e sim crer de verdade que a salvação é exclusivamente por Cristo e Sua obra na Cruz. É reconhecer que a fé é um dom de Deus concedido para crermos em Jesus Cristo, o único caminho que nos conduz a Deus. Somos salvos pela graça para glorificar a Deus.

“Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” – João 14:6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste post?

Inscreva-se aqui e receba as mensagens em seu e-mail

Compartilhe

plugins premium WordPress
Rolar para cima