Um exemplo dos puritanos e um apelo à ação
Nos tempos atuais, com a crise política e sanitária afetando profundamente nossas vidas e limitando nosso contato físico, como pastores, temos a responsabilidade de buscar maneiras criativas para abençoar e edificar o povo de Deus. Embora a distância física seja necessária para a segurança de todos, não devemos permitir que ela impeça nossa comunhão e a edificação mútua.
No século XVII, durante o reinado de Carlos II de Inglaterra, os ministros puritanos foram expulsos das suas igrejas e proibidos de se aproximarem a cinco milhas das suas antigas congregações. Contudo, estes pastores não desanimaram nem cessaram o seu trabalho. Eles usaram a imprensa para enviar sermões e escrever livros teológicos e devocionais, garantindo que a Palavra de Deus continuasse a edificar o seu povo.
Hoje, podemos usar a Internet de maneira semelhante para alcançar nossos irmãos cristãos, e talvez até mesmo membros de outras congregações. Breves devocionais baseados nas Escrituras podem ser de grande conforto e encorajamento nestes dias de tantas aflições e turbulências. Nada pode ser mais abençoado do que recorrer às Escrituras e encontrar nelas o conforto e o encorajamento que nossas almas precisam.
O Salmo 119 é um testemunho poderoso dos benefícios das Escrituras na vida do crente, especialmente em tempos de aflição. O salmista diz no versículo 25: “A minha alma está prostrada no pó; vivifica-me segundo a tua palavra”. Mais tarde, no versículo 28, ele acrescenta: “A minha alma clama de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra”. E no versículo 50, ele declara: “Este é o meu conforto na minha aflição: que a tua palavra me vivificou”.
Esses versículos nos mostram como a Palavra de Deus proporciona conforto e força em meio à aflição. Hoje em dia, devemos colocar nossas mentes e corações nas Escrituras, lembrando que elas são inspiradas pelo Espírito Santo e que através delas Deus fala conosco e alimenta nossas almas.
Aproveitemos estes dias com nossas famílias e na solidão para voltar às Escrituras. Alimentemos nossas almas com o que Deus nos diz em Sua Palavra, pois não temos outro consolo ou incentivo maior para seguir em frente e cumprir nossas responsabilidades. Que o Senhor nos abençoe através destes curtos devocionais e os use para a bênção de muitos, através da bendita e todo-suficiente Palavra de Deus.
Que Deus nos conceda a graça de continuar construindo e sendo edificados pela Sua Palavra, apesar das circunstâncias adversas. Amém.