Assine a Newsletter

Você já deve ter ouvido o ditado: “A ordem dos fatores não altera o produto.” Isso pode ser verdade na Matemática, mas no que diz respeito à salvação da alma, a ordem correta dos fatores altera todo o resultado. E este resultado é crucial, pois significa ou salvação eterna ou condenação eterna.

O Falso Evangelho e a Ordem Invertida

O falso evangelho insiste, seja por ignorância ou ganância (infelizmente, muito mais por ganância), que para ser salvo, a pessoa deve primeiro fazer a sua parte. Isso significa que o candidato à salvação deve se esforçar, sacrificar e obedecer muito através de obras de fé para alcançar o prêmio da salvação. Eles dizem: “Sem sacrifício ou esforço, não se conquista nada.”

MAS ISSO NÃO É O QUE A BÍBLIA ENSINA.

O Ensino Bíblico sobre a Salvação

A Bíblia nos ensina, e o próprio Senhor Jesus deixou claro, que todo ser humano nasce espiritualmente morto e precisa nascer de novo. Como pode um morto espiritualmente obedecer a Deus, que é Espírito? Como alguém morto espiritualmente pode oferecer algum esforço ou obra de obediência pela fé a um Deus que é santo, santo, santo?

Se pela própria Lei de Deus, as pessoas não podiam sequer tocar num mosquito morto para não se contaminar, imagine então uma pessoa espiritualmente morta e contaminada pelo pecado tentando oferecer algo a esse Deus santo. É impossível!

A Iniciativa de Deus

Somente Deus poderia tomar a iniciativa para salvar o pecador morto em delitos e pecados, através da Sua graça. Ele nos desperta da morte espiritual para que, então, possamos obedecer e viver pela fé, crendo na obra perfeita redentora de Cristo na cruz.

     

      1. Primeiro – Deus Salva e Desperta da Morte Espiritual: A salvação é um ato soberano de Deus. Ele nos desperta da morte espiritual, nos dá vida nova e nos reconcilia consigo mesmo. Efésios 2:1-5 deixa isso claro: “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados… Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo.”

      1. Segundo – A Pessoa Passa a Obedecer e Viver pela Fé: Após sermos salvos, nossa resposta é a obediência e a oferta de nossas vidas como sacrifício vivo a Deus. Romanos 12:1-2 nos exorta: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus… Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente.”

    Conclusão: A Ordem Correta e Seu Impacto

    A ordem correta dos fatores na salvação é fundamental. Primeiro, Deus, em Sua soberana graça, nos salva e nos desperta da morte espiritual. Somente então podemos viver em obediência e fé, oferecendo nossas vidas a Ele. Qualquer tentativa de inverter essa ordem resulta em uma compreensão errada do evangelho e desvia as pessoas da verdadeira salvação.

    Portanto, ao invés de confiar em nossos próprios esforços para alcançar a salvação, devemos confiar na obra completa e perfeita de Cristo na cruz. É por Sua graça que somos salvos, e é essa graça que nos capacita a viver vidas de obediência e fé.

    Lembrem-se: primeiro, Deus salva. Segundo, obedecemos. Esta é a ordem divina que transforma tudo. Que possamos sempre nos lembrar e aplicar essa verdade em nossas vidas, confiando plenamente na graça de Deus para nossa salvação e vivendo de maneira que glorifique Seu santo nome.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Gostou deste post?

    Inscreva-se aqui e receba as mensagens em seu e-mail

    Compartilhe

    plugins premium WordPress
    Rolar para cima